Voltar ao topo

Estabilização Segmentar

 Por ​NATASHA ADAMCZYK, FRANCINE CAVALLI E VILMA DOS SANTOS

Histórico

A estabilização segmentar é uma técnica de tratamento que trouxe grandes avanços ao campo da Fisioterapia. O foco nos músculos estabilizadores profundos mostrou-se um caminho muito importante na recuperação e melhora das dores com origem na coluna vertebral:

  • lombalgia
  • lombociatalgia
  • cervicalgia

Inicialmente, a técnica foi pesquisada e desenvolvida principalmente na Universidade de Queensland pelos Doutores Fisioterapeutas Paul Hodges, Julie Hides, Carolyn Richardson e Gwen Jull.

O sucesso terapêutico dessa técnica contribuiu para a sua divulgação e hoje diversos ensaios clínicos têm sido publicados sobre o uso da Estabilização Segmentar no tratamento e prevenção de disfunções e dor da coluna vertebral.

Por que devo fortalecer os músculos mais profundos?

Muitos dos exercícios prescritos em academias, treinos funcionais ou mesmo exercícios terapêuticos prescritos através de outras técnicas utilizam os músculos grandes e superficiais na tentativa de estabilizar a coluna. Embora isso não esteja errado, pois algumas pessoas precisam de fortalecimento dos músculos superficiais (p.ex. atletas, trabalhadores braçais, fortalecimento para fins estéticos), a musculatura profunda também deve ser foco dos exercícios terapêuticos.

Fortalecimento Não Basta
O papel da coordenação e do controle motor

A palavra de ordem é “precisão”: Para os pesquisadores em Estabilização Segmentar, a coordenação do controle do movimento é o ponto chave para a estabilidade, e consequentemente para o controle da dor e prevenção de disfunções musculo-esqueléticas.

Quais os tipos de exercício que fortalecem a musculatura profunda e estabilizam a coluna?

O terapeuta que domina a técnica da Estabilização Segmentar deve propor exercícios com o intuito de treinar músculos estabilizadores como os multifidos e o transverso do abdome.

Como em qualquer treino, há um aumento da complexidade dos exercícios a medida em que a pessoa adquire melhor controle motor e domínio gradual.

Instruções específicas, demonstração da ação de cada exercício, uso de estratégias cognitivas, feedback visual e tátil, estratégias de relaxamento e facilitação, respiração, noção de posição corporal, são todos recursos utilizados na Estabilização Segmentar.

Qual o papel do Pilates e de outras técnicas na estabilização da coluna?

Outras técnicas em Fisioterapia utilizam conceitos similares porém é possível que programas de treinamento resistido (musculação), Pilates e Hidroterapia sejam muito avançados para os pacientes com dor crônica na coluna antes que seus músculos profundos sejam treinados adequadamente.

Conceitos e exercícios de outras técnicas como o Pilates podem ser empregados em fases precoces do tratamento.

Quanto tempo de tratamento é necessário?

Isso varia de paciente para paciente. A regra é adaptar as diferentes técnicas disponíveis à pessoa que procura o tratamento, e não adaptar a pessoa à uma técnica específica. O que importa é o que o paciente precisa naquele momento da reabilitação. Seja para fins de tratamento ou de prevenção.

Assim, o tratamento pode ser realizado por um período de algumas semanas (foco em orientação) ou por um período mais longo (foco em tratamento). Isso sempre com uma meta terapêutica clara e funcional, e com o objetivo de transição para outras práticas de atividade física e social.

---
NATASHA ADAMCZYK, FRANCINE CAVALLI E VILMA DOS SANTOS são fisioterapeutas

 Marque uma avaliação com um de nossos Fisioterapeutas!