Por JOÃO EDUARDO MARTEN TEIXEIRA
O termo Acupuntura Médica Ocidental, ou Western Medical Acupuncture, é utilizado por pesquisadores em Acupuntura para descrever uma proposta de tratamento.
A Acupuntura Médica Ocidental é similar à Acupuntura Chinesa tradicional em alguns aspectos, porém existem algumas diferenças entre os dois métodos.
Na Acupuntura Médica Ocidental, o médico realiza um diagnóstico médico da maneira convencional e utiliza agulhas para influenciar a fisiologia do corpo utilizando o conhecimento cientifico ocidental disponível. Nesta visão, a Acupuntura faz parte do tratamento convencional, assim como medicações, cirurgias ou qualquer outro tratamento que o paciente individualmente necessite.
O termo “Acupuntura Médica” serve para integrar a idéia de que este modelo de entendimento da Acupuntura é baseado na união do conhecimento tradicional com aquele da medicina ocidental, a saber: neurofisiologia, conceitos de cadeias cinéticas e anatomia funcional, além de diagnósticos médicos ocidentais.
A Acupuntura Médica Ocidental não argumenta ser capaz de tratar toda e qualquer condição médica, nem todas a pessoas; assim, um Acupunturiatra deve saber quando a acupuntura deve ou não ser indicado e quando outros tratamentos concomitantes são necessários.
Na grande maioria das vezes, o Acupunturiatra também utiliza seu conhecimento em Acupuntura Tradicional Chinesa para auxiliar na escolha de pontos e no tratamento dos sintomas.
---
JOÃO EDUARDO MARTEN TEIXEIRA é médico acupunturista.
Fonte: White A, Cummings M, Filshie J. An Introduction to Western Medical Acupuncture. 1st Edition. Churchil Livingstone – Elsevier. 2008.
Você quer saber um pouco mais? Acesse: www.acuneuro.com.br / www.medical-acupuncture.co.uk
Nossos Acupunturiatras:
Ana Flávia Borges de Carvalho Lima
João Eduardo Marten Teixeira