Nossas reuniões de equipe são realizadas periodicamente e realizamos tanto atualizações científicas quanto a discussão estruturada de casos clínicos. Em maio foi a oportunidade de atualizarmos alguns conceitos sobre diagnóstico e tratamento interdisciplinar da Síndrome de Dor Miofascial.
A síndrome da dor miofascial é um distúrbio relacionado à dor crônica e nela, a pressão nos pontos sensíveis dos músculos (pontos de gatilho) causa dor no músculo e, às vezes, em partes aparentemente não relacionadas do corpo. Isso é chamado de dor referida.
Esta síndrome geralmente ocorre após um músculo ter sido contraído repetidamente. Isso pode ser causado por movimentos repetitivos usados em trabalhos ou hobbies ou por tensão muscular relacionada ao estresse.
Embora quase todos tenham sofrido dores de tensão muscular, o desconforto associado à síndrome da dor miofascial persiste ou piora. As opções de tratamento incluem fisioterapia e injeções de pontos de gatilho. Medicamentos para dor e técnicas de relaxamento também podem ajudar.
Saiba mais em http://sbed.org.br/wp-content/uploads/2019/02/49.pdf e http://www.reumatousp.med.br/para-pacientes.php?id=40761836&idSecao=18294311.