Atualização de Liberação Miofascial Manual com o Prof. PhD. Mosiah Araújo Silva.
A Fisioterapeuta da Uno Clínica Integrativa, Francine Cavalli participou de uma atualização sobre Liberação Miofascial como Prof. PhD. Mosiah Araújo Silva em Florianópolis.
A dor musculoesquelética é um evento comum na população geral, e de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, representa neste início de século, o principal motivo da procura por atendimento médico pela população mundial. Pode ser aguda ou crônica (definida como aquela de duração maior do que 3 a 6 meses), regional (localizada) ou disseminada (caracterizada pela presença de dor difusa pelo corpo).
O termo dor miofascial é utilizado para descrever uma condição clínica específica de dor muscular regional, muito frequentemente associada à presença de um ou mais pontos dolorosos, que nessas circunstâncias são denominados pontos-gatilho.
Uma vez que são elementos centrais para o diagnóstico, os pontos-gatilho devem ser bem caracterizados pelas mãos treinadas de um especialista. São definidos pela presença de um ponto doloroso à palpação manual sobre uma área de músculo tenso, que também provoca uma dor percebida à distância (dor referida). É comum a percepção de uma contração muscular à palpação local, bem como uma reação involuntária de salto em retirada à dor provocada.
Portanto, saber diagnosticar e tratar essas disfunções manualmente torna-se essencial na prática clínica, com recursos terapêuticos manuais.
O curso proporcionou uma revisão de anatomia e histologia do sistema miofascial, fundamentação teórica das técnicas utilizadas na liberação manual, neurociência da Dor, evidências atuais sobre a técnica; indicações e contra-indicações; além da prática de liberação miofascial na diversas regiões do corpo humano.