Atualizações da Equipe

Fisioterapia na recuperação do COVID-19

A fisioterapia também trabalha na recuperação do paciente pós-internação, contribuindo para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem está se recuperando da COVID em casa.

Sequelas como enfraquecimento muscular, desnutrição, perda de peso, dificuldades respiratórias decorrentes da doença respiratória e períodos de internação podem incapacitar e diminuir a qualidade de vida.

A assistência fisioterapêutica além de atenuar os sintomas cardiorrespiratórios decorrentes da doença através de exercícios respiratórios, correções posturais e exercícios aeróbicos é muito importante para fortalecer a musculatura (respiratória e periférica) em recuperados do COVID 19, mesmo após a internação hospitalar.

Durante a pandemia, por questões de segurança, em alguns casos, este acompanhamento de reabilitação pode ser realizado de forma remota (por meio de vídeos e teleconsultas).

Para maiores informações e agendamentos entre em contato conosco:

(48) 3028-9100 e (48) 99127-3895

Referências:

Physical Medicine and Rehabilitation and Pulmonary Rehabilitation for COVID-19. Wang TJ, Chau B, Lui M, Lam GT, Lin N, Humbert S.Am J Phys Med Rehabil. 2020 Sep;99(9):769-774.

Physiotherapy Care of Patients with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) - A Brazilian Experience. Righetti RF, Onoue MA, Politi FVA, Teixeira DT, Souza PN, Kondo CS, Moderno EV, Moraes IG, Maida ALV, Pastore Junior L, Silva FD, Brito CMM, Baia WRM, Yamaguti WP.Clinics (Sao Paulo). 2020 Jun 22;75:e2017.

Joint Statement on the Role of Respiratory Rehabilitation in the COVID-19 Crisis: The Italian Position Paper. Vitacca M.a · Carone M.b · Clini E.M.c · Paneroni M.a · Lazzeri M.d · Lanza A.e · Privitera E.f · Pasqua F.g · Gigliotti F.h · Castellana G.b · Banfi P.i · Guffanti E.j · Santus P.k · Ambrosino N.l · on behalf of the ITS - AIPO, the ARIR and the SIP/IRS Respiration 2020;99:493–499